02.09.16

Destaques

Laboratório de Manipulação da Rede Drogal conquista a certificação ISO 9001:2015

  • Compartilhe:

Certificação reconhece o respeito da empresa em manipular mais de 50 mil fórmulas por mês dentro de rigorosos padrões de qualidade

 A Rede Drogal é uma das primeiras empresas brasileiras do setor farmacêutico a receber a certificação ISO 9001:2015 para seu laboratório de manipulação localizado em Piracicaba (SP). Após rigorosa auditoria, o resultado valida todos os investimentos para colocar em prática padrões nacional e internacional na produção de medicamentos em geral, homeopáticos e cosméticos.

A versão 2015 da norma ISO 9001 apresenta várias mudanças estruturais no sistema de gestão da qualidade, com ênfase mais intensa no controle de processos, análise de risco e, também, nas bases onde a empresa está inserida, como sua posição no mercado de atuação. “Durante a auditoria realizada pela SGS, empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, colaboradores e líderes de equipes do laboratório foram auditados, demonstrando o comprometimento de cada um com o sistema e o foco no cliente”, explica Claudelice Bastioni, coordenadora da qualidade da manipulação da Rede Drogal.

Para Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, a certificação reconhece a preocupação da empresa com seus clientes ao manipular fórmulas dentro de rigorosos padrões de qualidade e formaliza um trabalho desenvolvido em conjunto para melhorar e ampliar a produção. “A ISO 9001:2015 representa muito mais que uma conquista, ela aprova nossa estratégica organizacional em todos os setores do laboratório de manipulação, da contratação dos colaboradores, atendimento, estrutura física, equipamentos, aquisição de matéria-prima, fabricação, armazenamento até chegar na entrega aos clientes”, diz.

Além de todo o processo, a certificação dá mais credibilidade para a Rede Drogal fazer negócios com fornecedores e representantes de produtos farmacêuticos e fortalece a relação com empresas que buscam parcerias em prol da qualidade de vida dos seus colaboradores.

Planejado dentro das normas legais, o laboratório de manipulação da Rede Drogal possui 1.500m2, divididos em três locais de Piracicaba. Produz mais de 50.000 fórmulas por mês, supervisionadas por profissionais com formação superior em Farmácia. No total, atende clientes das 129 filiais da empresa, distribuídas em 48 cidades do estado de São Paulo.

Os clientes da Rede Drogal podem fazer os pedidos de medicamentos em geral, homeopáticos e cosméticos em qualquer unidade ou pelo telefone gratuito 0800.770 31.32. O produto finalizado é enviado para a filial escolhida em até quatro dias úteis.

De acordo com recentes pesquisas da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais), a procura por medicamentos manipulados aumenta a cada ano no Brasil. Para acompanhar este crescimento, a Rede Drogal também investe em equipamentos modernos com precisão para elaboração das fórmulas conforme as indicações médicas.

“Seguir os receituários de forma rigorosa é uma das nossas premissas. Para alcançarmos o padrão também utilizamos avançados softwares de gestão, permitindo que cada produto seja exclusivo ao paciente”, fala Cançado. Para complementar, o código de barras possibilita rastreabilidade e controle do processo efetivo. Toda fórmula é manipulada individualmente, com controle absoluto em cada etapa.

SOBRE A ISO 9001:2015 – De acordo com a certificadora SGS, a norma ISO 9001:2015 posiciona esta nova versão entre os esforços da organização em direção a um desenvolvimento sustentável e a promove como ferramenta para melhorar o desempenho geral. Ela incentiva a intensificação do foco em partes interessadas, internas e externas na adoção de uma abordagem baseada no risco para a gestão da qualidade e enfatiza a importância da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) como decisão estratégica da organização.

RAIO X – Laboratório de Manipulação Drogal 

Controle de Qualidade – A Drogal Manipulação possui moderno laboratório de Controle de Qualidade, localizados em Piracicaba, onde são realizados testes físico-químicos para identificar características organolépticas, ponto de fusão, pH, solubilidade, densidade entre outros. Dos produtos, além destas análises são efetuados controles microbiológicos por profissionais habilitados e com equipamentos específicos (medidor de pH, ponto de fusão, estufa, vidrarias calibradas entre outros).
Pesagem – Todos os medicamentos são manipulados por profissionais qualificados, os quais utilizam sistema computadorizado, garantindo precisão e rastreabilidade das matérias-primas utilizadas no processo. As balanças para pesagem das fórmulas são aferidas a cada troca de turno com peso padrão calibrado. Além das verificações diárias, são calibradas periodicamente por órgão credenciado pelo INMETRO/RBC.
Trituração – As fórmulas passam por um processo de trituração e homogeneização para que os grãos das substâncias fiquem do mesmo tamanho. Essa prática facilita a homogeneidade e garante a eficácia.
Encapsulação – Nesta etapa do processo, o profissional observa visualmente se o enchimento está homogêneo. Em seguida, são encaminhadas para o setor de contagem – para higienização, contagem e envasamento. Após esta etapa são encaminhadas para o controle de qualidade onde são realizadas análises de desvio padrão.
Dermatologia – As fórmulas dermatológicas são manipuladas por profissionais qualificados, os quais participam constantemente de cursos e treinamentos de atualização na área de Cosmetologia. Toda água utilizada no laboratório passa por um processo de deionização e purificação. Periodicamente são realizados testes físico-químicos e microbiológicos para monitoramento. Todas as fórmulas são manipuladas de maneira personalizada, sendo assim cada uma possui um procedimento operacional adequado para sua manipulação e envase em embalagem apropriada.
Conferência final e rotulagem – Após a realização de todos os processos de manipulação, as fórmulas são enviadas para o setor de conferência final e rotulagem, quando ocorre a conferência final do produto, sendo colocado um rótulo com a identificação do nome do paciente, a descrição dos produtos aviados e outras informações pertinentes.

Apresentação-Drogal-5

 

  • Compartilhe: